Lá vem Leitura

O Colégio FERA GEO, no dia 20 de abril, dentro da semana em que comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil, promoveu em grande estilo a abertura do “Projeto Lá vem a LEITURA”, com os alunos do GEOZINHO (Educação Infantil e Fundamental I). Nesse evento, contamos também com as presenças da Boneca Bia e sua amiga Ana, explicando todo o projeto, seus objetivos e metodologia.

O projeto consiste no empréstimo de livros paradidáticos da sala de aula para que a criança realize sua leitura em casa, junto à família, tendo em vista que o processo de desenvolvimento do hábito de ler e da produção textual ocorre na medida em que ela vai interagindo intensa e gradativamente com o mundo dos textos.

Esta ação objetiva favorecer condições para o desenvolvimento do hábito da leitura nos contextos escolar e extraescolar; conhecer os diversos gêneros textuais, ampliando o vocabulário, e reunir a família, possibilitando o diálogo entre seus membros, pondo em evidência os SENTIDOS, as EXPERIÊNCIAS e as EXPECTATIVAS, bem como outros aspectos do fantástico mundo da linguagem.

Para tanto, a criança levará para casa uma sacola contendo livros infantis e uma ficha de registro, a qual deverá ser preenchida juntamente com os familiares, registrando-se, via texto escrito e/ou desenho, o que está sendo pedido, destacando-se as impressões deixadas pela leitura da história escolhida. Depois, em sala, cada aluno apresentará o que entendeu e registrou para os seus colegas.

Espera-se que essa vivência de leituras oportunize o despertar do gosto pelo ato de ler, aspecto determinante para o desenvolvimento da razão e da sensibilidade.

Confira as imagens do projeto: Lá Vem Leitura