PROJETO D+ DA ARTE

O Projeto D+ da Arte consiste na construção de um trabalho de grupo a partir de temas de livre escolha de cada equipe, no qual os alunos irão apresentar a arte utilizando as mais variadas formas de expressão: teatro, dança, vídeo, poesia, música, entre outras. Oportuniza, assim, o contato com as múltiplas linguagens de forma autônoma e criativa.

Justificativa:

Partindo do pressuposto de que a arte é uma forma de representação humana, que expressa cada época e cultura de um povo, nação ou civilização, daremos ao nosso aluno do Ensino Fundamental II a oportunidade de se expressar expondo suas ideias e emoções, pondo em evidência os SENTIDOS, as EXPERIÊNCIAS, as EXPECTATIVAS e outros aspectos do fundamental mundo da arte.

Para tanto, é preciso que as crianças, adolescentes e jovens aprendam a se comunicar articulando a percepção com a imaginação e a sensibilidade com a reflexão, uma vez que a linguagem das artes possui uma identidade de tal grandeza que inspira a criação autônoma de inteligência. E tudo isso se torna ainda mais significativo quando essas experiências são vividas com todos os colegas da sala e professores.

Objetivos:

• Educar por meio da arte, instrumento importante para o desenvolvimento da consciência cidadã;
  • Possibilitar que o aluno conheça as mais variadas formas de arte, desenvolvendo, assim, sua oralidade, interação, socialização e senso crítico;
  • Ampliar as experiências de aprendizagem despertando no aluno o gosto pelas artes dando a oportunidade de construir e criar mediante os conhecimentos interpessoais e sensitivos.

Metodologia:

O projeto propõe a criação de grupos e escolha dos seus respectivos líderes, os quais deverão escolher um tema e fazer um planejamento para apresentá-lo. Para apresentação, poderão utilizar os mais diversos instrumentos como: imagens, fotos, esculturas, vídeos, design e as mais variadas maneiras de expressão. No dia da apresentação, será feita uma gravação de tudo o que for apresentado e, em seguida, será gravado um documentário relatando as experiências vividas pelos alunos. Na etapa final do projeto, toda a turma assistirá, no Dia da Pipoca, às gravações de todos os trabalhos e, por último, deverá ser entregue um relatório individual sobre as impressões e aprendizagens vivenciadas em todas as fases do trabalho.

Avaliação:

A função da avaliação é favorecer a reorientação para uma aprendizagem melhor. Sendo assim, a avaliação do projeto será feita com foco no desempenho e comprometimento individual do aluno, do grupo e do coletivo.

Projeto realizado pela professora de Artes Dodora do Ensino Fundamental.

“A arte é muito importante para não ser compartilhada.”

Romero Brito