Ensino Fundamental

OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSOLIDAM O TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. O ALUNO É TRANSFORMADO EM SUJEITO DE SEU APRENDIZADO, HABITUANDO-SE A ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE O ESTUDO E O COTIDIANO. OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TRABALHAM COM O ESTÍMULO AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA.

ENSINO FUNDAMENTAL

O aluno é transformado em sujeito de seu aprendizado, habituando-se a estabelecer relações entre o estudo e o cotidiano.

ENSINO FUNDAMENTAL

LÍNGUA PORTUGUESA

A proposta envolve o desenvolvimento da leitura e de produção dos diversos gêneros textuais. Atividades de estudo, leitura e produção de texto e reflexão sobre a língua são apresentadas progressivamente.

MATEMÁTICA

A metodologia em espiral permite explorar de modo integrado os quatro grandes eixos temáticos: números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas, e tratamento da informação.

HISTÓRIA

A observação crítica da realidade constrói referenciais que fundamentam ações transformadoras, e que prepara o aluno para o exercício da cidadania.

GEOGRAFIA

As informações, fatos e dados contextualizados embasam o estudo crítico, calcado na compreensão das relações sociedade-espaço.

CIÊNCIAS NATURAIS

As informações científicas seguem novas tendências tecnológicas e refletem, também, sobre a problemática ambiental, o
que provoca discussões que instigam a curiosidade, o espírito crítico e a responsabilidade social e ambiental.

INGLÊS E ESPANHOL

O dinamismo das aulas, com músicas, dramatizações e desenvolvimento de projetos coletivos, favorece o despertar do gosto pelo aprendizado da língua estrangeira.

ARTE

O trabalho com diferentes materiais exercita a criatividade e serve de preparação para a releitura de obras de arte e o conhecimento dos diversos momentos culturais.

FILOSOFIA DE ENSINO

CONSTRUÇÃO DE VALORES

Educar é desenvolver no aluno competências que lhe permitam ser um indivíduo consciente e participativo ao longo da vida. É ensinar a estabelecer relações sociais e ambientais respeitosas.

FLEXIBILIDADE

O aluno é preparado para enfrentar diferentes situações nas quais os valores éticos são consolidados e defendidos.

INCENTIVO AO INTELECTO

A escola exercita a capacidade de reflexão e a rapidez de raciocínio, ferramentas fundamentais para lidar com as situações-problema colocadas ao indivíduo.

PLANEJAMENTO

O desenvolvimento intelectual integral exige articulação entre as diversas atividades escolares e atenção às particularidades de cada região e às necessidades da escola.

ATIVIDADE PARA CASA

A vida escolar se integra naturalmente ao cotidiano do aluno por intermédio de exercícios e leituras que consolidam o
aprendizado.

ATIVIDADE PARA CASA

aprendizado.

EQUIPE

O sistema de ensino funciona assim: professor, escola e grupo familiar agem de maneira integrada, realizando em conjunto a proposta de ensino.

ORGANIZAÇÃO

O FERA trabalha conteúdos a partir do conhecimento prévio dos alunos, desenvolvendo habilidades e competências por
meio de atividades adequadas a cada segmento.

MATERIAL DIDÁTICO

ATRATIVOS

O material didático é dinâmico e criativo, com atividades coerentes com a faixa etária do aluno e com as metas de aprendizagem definidas para o segmento.

TECNOLOGIA

O aluno encontra recursos tecnológicos complementares ao material e ferramentas importantes para o desenvolvimento de sua aprendizagem.

ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

A melhor maneira de desenvolver a curiosidade de quem aprende é estimular o interesse de quem ensina: o professor reflete sobre as suas práticas pedagógicas e as renova.

RESPEITO À INDIVIDUALIDADE

A assimilação do conhecimento individual  aperfeiçoada pelo ambiente coletivo, que permite a socialização e a troca de
experiências.

RESPEITO AS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS

Cada fase do processo escolar tem suas especificidades. O material didático promove o aprendizado gradativo, em um movimento contínuo de retomada, aprofundamento e consolidação.